Microfisioterapia

A Microfisioterapia é uma técnica francesa de terapia manual que consiste em identificar a causa primária de um sintoma ou doença e, a partir disso, estimular a autocura do organismo através de micropalpações realizadas em locais específicos do corpo.

A técnica pode ter tanto efeito terapêutico como atuar de forma preventiva no organismo. Ela tem atuação na causa dos desconfortos, identificando pontos chamados de cicatriz patológica que podem causar danos à saúde. Uma cicatriz patológica prejudica o funcionamento celular e, a partir daí, interfere no funcionamento do organismo, seja um órgão específico, uma dificuldade ou doença emocional, ou sintomas como insônia, ansiedade e alergias.

Uma vez identificada a causa da doença, dor ou distúrbio, o terapeuta busca estimular pontos específicos do corpo para que ele inicie um processo de reparação daquela cicatriz patológica aliviando as queixas do paciente. Ao tratar a origem do problema, a Microfisioterapia estimula o corpo a reconhecer a lesão e corrigi-la.

Através das palpações suaves percebem-se mudanças teciduais, nomeadas bloqueios, tais bloqueios são memórias adquiridas desde o momento da formação das primeiras células do nosso corpo que possuem as chamadas “memórias teciduais”. A base científica está no estudo da embriologia e da filogênese e de como nossas células armazenam as memórias do que vivemos, passando a influenciar, a partir daí, no funcionamento do nosso organismo.

Em resumo, durante uma sessão de Microfisioterapia o terapeuta busca identificar as células que armazenaram traumas físicos/emocionais/toxicológicos e, por conta disso, deixaram de funcionar de forma saudável. Durante a mesma sessão, os bloqueios destas células são eliminados, e o corpo busca seu reequilíbrio, levando ao alívio dos sintomas.

Dra. Patricia Cordeiro é Fisioterapeuta (Crefito 3/27851-F). Formada há 20 anos pela Universidade Cidade de São Paulo, atua desde então no tratamento e prevenção de disfunções musculoesqueléticas (ortopedia e reumatologia). É especialista em Fisiologia do Exercício na Saúde, Doença e Envelhecimento pela Universidade de São Paulo (USP), possui MBA em Gestão de Promoção de Saúde e Qualidade de Vida, além de formações complementares em Reeducação Postural Global – RPG/RPM (2008); Ginástica Holística – Método Ehrenfried (2011), Microfisioterapia – P1-P2 e em Cuidados Paliativos.

Experiência de mais de 15 anos no desenvolvimento de Programas de Fisioterapia do Trabalho, Promoção da Saúde e Qualidade de Vida em Empresas de diversos segmentos, é também responsável pelo Programa de Assistência Domiciliar Geriátrica – Ergonomia: Prevenção – Saúde – Cuidado; atuando na assistência a idosos na prevenção de riscos e acessibilidade no ambiente doméstico.

Telefones: (11) 98181.0985 / (11) 950479406

pt Portuguese
X