Watsu

Watsu

Cópia de relaxamento aquatico1

Watsu é o primeiro trabalho corporal aquático voltado para qualidade de vida. Watsu se origina do Zen Shiatsu e foi criado nos anos 80 por Harold Dull na Califórnia. A busca por esta terapia tem sido procurada pelo público  com o intuito de relaxamento, prática anti-stress, como também por pessoas que buscam o autoconhecimento, que buscam desenvolver um nível ampliado de consciência através de um estado mais meditativo e sereno.

A água aquecida oferece leveza, harmonia  ao corpo e integra  memórias e conteúdos da história pessoal. A sensação de ser embalado em água aquecida (por volta dos 35°C), de experimentar o corpo deslizando em movimentos suaves e compassados, permite um profundo relaxamento físico, mental e emocional.

A água é um elemento integrador (remove a idéia de que estamos separados) e possibilita a exploração de necessidades, medos e desejos que cada um traz.

A água está dentro e fora de nós. A experiência na água permite a possibilidade de viver emoções profundas e entrar em contato com potenciais criativos.  Posturas corporais enrijecidas podem refletir memórias ligadas a abusos, faltas, medos e traumas.

No momento que o corpo encontra-se na horizontal, flutuando na água sem a gravidade, a postura corporal e as couraças musculares se dissolvem, o que permite ao indivíduo experenciar o caminho da vulnerabilidade e entrega similar ao estado uterino (líquido amniótico).

Corpo, mente e emoções se aquietam, o relaxamento gradualmente acontece e como conseqüência, ocorre à dissolução de medos, tensões e distorções.

A água aquecida tem efeito catalisador. Proporciona momentos de encontro consigo mesmo. O silêncio encontrado no relaxamento aquático é muito profundo. Novos recursos são despertos ao perceber atentamente os sinais vitais do corpo:
a respiração fica mais suave, o batimento cardíaco desacelera, o tônus múscular baixa, as articulações ganham novos espaços, a frequência cerebral diminui.

São mobilizados sensações e sentimentos sem interpretações ou conclusões.
O despertar da confiança e entrega no fluir da vida acontece gradualmente…

A partir do Watsu se desenvolveram vários outras técnicas de relaxamento aquático:
Dolphin Dance, Healing Dance,Integração Aquática, etc..

Os benefícios são inúmeros: espasticidade  articular e muscular, relaxamento profundo, expansão da criatividade e do prazer de viver, melhora da qualidade das relações interpessoais, percepção e consciência aguçada, paz interior, entre outros.

Facilitador:

Mauricio Bastos é terapeuta e coordenador do Espaço Integração na Granja Viana. Há 17 anos atua com técnicas de relaxamento e desenvolvimento pessoal

Fone: 4702-4838 / www.mauriciobastos.art.br

Clique em:  outros artigos

Leave a Reply

Your email address will not be published.

pt Portuguese
X