Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Psicoterapia Infantil
Proposta
Ajudar a criança a encontrar seus recursos interiores para lidar com os desafios que se apresentam nos vários estágios do seu desenvolvimento;
Dar suporte para que possa adquirir a confiança necessária em si e em suas relações com o mundo.
“Escutar” o que a criança tem a comunicar sobre os elementos que necessita para organizar seus conflitos e se equilibrar (a criança conta de si através de símbolos que são despertados por materiais lúdicos, brincadeiras e jogos).
Proporcionar um espaço protegido no qual a criança possa sentir, escolher, fantasiar, entrar em contato com seus potenciais e possíveis conflitos. Favorecer a expressão de tais conteúdos, assim como a elaboração dos mesmos.
Auxiliar a criança e os pais e/ou cuidadores, quando algo não está bem no desenvolvimento emocional ou social da mesma;
Integração terapêutica juntamente com pais e a escola.
Estrutura de atendimento
Psicodiagnóstico
É composto por cerca de 8 a 10 sessões, visando entender e avaliar psicologicamente as queixas trazidas, através de uma leitura que contemple o histórico da criança, ambiente familiar , relacionamentos inter- pessoais e sua vida escolar.
Uma vez concluído o psicodiagnóstico, dá-se o feedback à família e à criança (entrevistas devolutivas), assim como os encaminhamentos necessários.
Dentre os encaminhamentos muitas vezes esta a chamada ludoterapia , ou seja, a terapia através do brincar.
Ludoterapia
A ludoterapia é o tratamento psicoterápico voltado à crianças , que visa facilitar sua expressão no mundo, o contato com suas questões e o enfrentamento de seus desafios. A criança se revela o tempo todo através de suas ações, mas especialmente de seu brincar. É nele que ela transpõe obstáculos, enfrenta seus medos, realiza a magia de suas fantasias.
Benefícios
Através deste processo a criança tem a possibilidade de ir tornando-se mais independente e capaz para fazer escolhas dentro do período biográfico que se encontra;
Aos poucos vai encontrando sua própria maneira de se posicionar no mundo e compreendendo que há várias maneiras de se relacionar com “este mundo”;
Atinge maior equilíbrio e tranqüilidade em suas relações interpessoais.
Começa a vivenciar e acreditar em seus próprios recursos interiores;
Facilitadora:
Leave a Reply