Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Medicina da Família
Medicina da Família
A medicina da família é a principal especialidade médica em países com sistemas de saúde exemplar, como o Canadá, a Bélgica, a Inglaterra, a Austrália e a Suécia, entre outros.
É a especialidade médica mais antiga e aquela com atuação mais global, envolvendo os cuidados com gestantes, recém-nascidos, adolescentes, adultos, idosos e acamados ou domiciliados. Os especialistas nesta área tratam a grande maioria das queixas apresentadas num consultório médico.
Os médicos da família são hábeis em manejar múltiplas medicações e doenças num mesmo paciente, preparados para atuar nas quatro formas clássicas de prevenção (primária, secundária, terciária e quaternária) e por vezes especializam-se em outras áreas da medicina, ampliando grandemente seu leque de atuação.
Falando em prevenção, a prevenção primária é, grosseiramente, impedir o surgimento de patologias; a prevenção secundária é a busca ativa de patologias através de exames e questionários de rastreio; a prevenção terciária é impedir a piora ou complicações de uma doença que já surgiu e a prevenção quaternária visa prevenir o excesso de prevenção – é isto mesmo!!!
A prevenção quaternária tem ganhado destaque nos últimos anos por conta do excesso de exames solicitados, do custo financeiro e tempo envolvido na sua realização e da grande ansiedade gerada com a espera ou com achados incidentais. O excesso de exames frequentemente leva a mais exames e, por fim, pode levar a problemas causados por conta de intervenções desnecessárias.
O vasto conhecimento de um experiente médico da família, ao contrário do que se poderia supor, jamais o faria hesitar para solicitar a opinião de outros especialistas ou para encaminhar a outros serviços. Os melhores médicos reconhecem suas limitações mais do que suas qualidades.
Por conta de todo o acima exposto, os médicos da família são considerados os melhores gerentes da saúde de seus pacientes. Sua ampla visão dos indivíduos sob seus cuidados e do processo saúde-doença, faz deles médicos para a vida toda, os verdadeiros especialistas em seus próprios pacientes.
Não é a toa que os países desenvolvidos centralizam seus sistemas de saúde na atuação impecável dos médicos da família.
Observação: empregou-se o gênero masculino para designar o profissional para facilitar a leitura. Onde se lê o médico ou médicos deve se entender igualmente a médica ou médicas.
Facilitador:
- Ares Hiawatha Rigas
Acupunturiatria, dor
(11) 2189-0732
WhatsApp: 55 11 99740 9300
areshr@gmail.com
Leave a Reply