Medicina da Família

Medicina da Família

A medicina da família é a principal especialidade médica em países com sistemas de saúde exemplar, como o Canadá, a Bélgica, a Inglaterra, a Austrália e a Suécia, entre outros.

É a especialidade médica mais antiga e aquela com atuação mais global, envolvendo os cuidados com gestantes, recém-nascidos, adolescentes, adultos, idosos e acamados ou domiciliados.  Os especialistas nesta área tratam a grande maioria das queixas apresentadas num consultório médico.

Os médicos da família são hábeis em manejar múltiplas medicações e doenças num mesmo paciente, preparados para atuar nas quatro formas clássicas de prevenção (primária, secundária, terciária e quaternária) e por vezes especializam-se em outras áreas da medicina, ampliando grandemente seu leque de atuação.

Falando em prevenção, a prevenção primária é, grosseiramente, impedir o surgimento de patologias; a prevenção secundária é a busca ativa de patologias através de exames e questionários de rastreio; a prevenção terciária é impedir a piora ou complicações de uma doença que já surgiu e a prevenção quaternária visa prevenir o excesso de prevenção – é isto mesmo!!!

A prevenção quaternária tem ganhado destaque nos últimos anos por conta do excesso de exames solicitados, do custo financeiro e tempo envolvido na sua realização e da grande ansiedade gerada com a espera ou com achados incidentais.  O excesso de exames frequentemente leva a mais exames e, por fim, pode levar a problemas causados por conta de intervenções desnecessárias.

O vasto conhecimento de um experiente médico da família, ao contrário do que se poderia supor, jamais o faria hesitar para solicitar a opinião de outros especialistas ou para encaminhar a outros serviços.  Os melhores médicos reconhecem suas limitações mais do que suas qualidades.

Por conta de todo o acima exposto, os médicos da família são considerados os melhores gerentes da saúde de seus pacientes.  Sua ampla visão dos indivíduos sob seus cuidados e do processo saúde-doença, faz deles médicos para a vida toda, os verdadeiros especialistas em seus próprios pacientes.

Não é a toa que os países desenvolvidos centralizam seus sistemas de saúde na atuação impecável dos médicos da família.

Observação: empregou-se o gênero masculino para designar o profissional para facilitar a leitura.  Onde se lê o médico ou médicos deve se entender igualmente a médica ou médicas.

Facilitador:

  • Ares Hiawatha Rigas
    Acupunturiatria, dor
    (11) 2189-0732
    areshr@gmail.com
Ares Hiawatha Rigas
Médico da família, médico do exercício e do esporte, acupunturiatria, dor. Médico desde 2001 (Unicamp), especialista em medicina da família e medicina do exercício e do esporte (USP-RP e USP-SP), praticante de acupunturiatria e com área de atuação em dor.  Incentiva seus clientes a se movimentarem e os estimula a tornarem-se os maiores especialistas em...

Leave a Reply

Your email address will not be published.

16 − três =

pt Portuguese
X