Medicina do exercício e do esporte

Medicina do exercício e do esporte

A medicina do exercício e do esporte é a especialidade  em que se vê a atividade física sob três óticas: como trabalho, no caso de atletas profissionais; como doença, no caso de lesões a ela relacionadas; ou como tratamento, no caso de empregar a atividade física como terapia nas mais diversas doenças.

O último ponto de vista acima mencionado é inclusive tema de inúmeros encontros internacionais cujo mote é “Exercise is Medicine”, ou o exercício é medicação.  Não é segredo que o sedentarismo é um dos maiores males da sociedade industrial moderna, mas pouco se tem difundido a respeito dos efeitos terapêuticos da atividade física em doenças crônicas como osteoporose, artrites, incontinência urinária, fibromialgia, depressão, pânico, ansiedade e mesmo AVC, infartos ou transplantes de órgãos.

O médico do exercício e do esporte pode ajudar seus clientes a aderir à prática de atividades físicas dentro das limitações impostas pela sua doença, pode tratar diversas causas de dor ou limitações relacionadas à atividades físicas de qualquer natureza e pode refinar as atividades de um atleta profissional que busca o pódio ou melhorar seus resultados pessoais.  Queixas de dores, cansaço, perda ou aumento do peso, falta de rendimento ou estresse psíquico são comuns no seu consultório.

Além de uma avaliação biomecânica e de saúde geral, o médico do esporte habitua-se a considerar fortemente os padrões de sono, repouso, ingesta alimentar, profissão, hobbies e agravos ambientais relacionados a seus pacientes.  É um profissional que habitua-se a trabalhar em equipes multiprofissionais que contam com fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, entre outros.

Note que o nome completo da especialidade é medicina do exercício e do esporte, o que reflete que o profissional pode tranquilamente tratar males relacionados à atividades tão diversas como a música, limpeza ou operação de máquinas. Inclusive, a palestra de fechamento do congresso americano de medicina do esporte de 2014 contou com o seu organizador tocando guitarra e citando que a medicina do esporte é a especialidade ideal para cuidar de músicos profissionais.

O vasto conhecimento de um experiente médico do exercício e do esporte, ao contrário do que se poderia supor, jamais o faria hesitar para solicitar a opinião de outros especialistas ou para encaminhar a outros serviços, sempre sob a gerência de um competente médico da família.  Os melhores médicos reconhecem suas limitações mais do que suas qualidades.

O médico do exercício e do esporte é um valioso profissional para investigar e tratar dores e cansaço de um modo geral e para dar à atividade física o lugar de destaque que ela merece dentro da atribulada e conectada rotina de vida imposta pela sociedade moderna.

Observação: onde se lê definições profissionais com gênero masculino, deve-se igualmente considerar os profissionais do gênero feminino.  Optou-se por empregar o gênero masculino apenas com a finalidade de tornar a leitura mais fluida.

Facilitador:

  • Ares Hiawatha Rigas
    Acupunturiatria, dor
    (11) 2189-0732
    areshr@gmail.com
Ares Hiawatha Rigas
Médico da família, médico do exercício e do esporte, acupunturiatria, dor. Médico desde 2001 (Unicamp), especialista em medicina da família e medicina do exercício e do esporte (USP-RP e USP-SP), praticante de acupunturiatria e com área de atuação em dor.  Incentiva seus clientes a se movimentarem e os estimula a tornarem-se os maiores especialistas em...

Leave a Reply

Your email address will not be published.

1 × cinco =

pt Portuguese
X