O que aprendemos em 2020 e o que podemos desenvolver em 2021?

O que aprendemos em 2020 e o que podemos desenvolver em 2021?

O que aprendemos em 2020 e o que podemos desenvolver em 2021?

Que em 2021 possamos colocar em prática tudo o que aprendemos com este ano que passou.

Ano Novo começando!!! Amém… E como tem sido esperada esta saída do desafiador 2020. Um ano em que ficará marcado na história da humanidade e do planeta com tantos desafios e transformações profundas.

2020 realmente demandou muita atenção, consciência e presença. A atenção naquilo que é realmente valioso e importante em nossas vidas. A consciência necessária para refletirmos sobre nossa existência e a vida como um todo, e a presença de realmente honrarmos o “aqui e agora” e desfrutarmos intensamente o momento presente enquanto estamos respirando esta sagrada “Existência”.

Veja o artigo “Quais as lições aprendidas em 2020”?

Olá 2021!

E agora, começamos o ano com muita esperança de uma vida mais saudável, harmônica e em paz. Porém, esperança vem de esperar e neste ano precisamos, mais do que nunca, além da esperança ter, principalmente, a clareza mental/emocional em nossos propósitos e escolhas.

Devemos continuar despertando a atenção, a presença e, assim, a consciência do que realmente é valoroso e importante em nossas vidas. As ferramentas de autoconhecimento como meditação, terapias, estudos profundos, física quântica e afins são instrumentos poderosos para aprendermos a lidar habilmente neste ano que está começando. As visões da astrologia, cabala, tarô, numerologia e calendário maia para o ano de 2021 nos mostram alguns caminhos bem similares entre eles.

Tendências

Um ano que demanda a busca pelo novo e pelas mudanças através do equilíbrio, integração e conexão com a nossa verdade mais profunda. Um ano de autorresponsabilidade e, ao mesmo tempo, responsabilidade social!!

O olhar primordial para dentro de si, mas não esquecendo da relação com o coletivo e com o outro. Ou seja, um ano que solicita muita conexão, interiorização e intuição, mas ao mesmo tempo, criatividade, expansão e transformação.

Eras

A Era de Áries, 2000 anos antes de Cristo, foi a Era das guerras, do domínio do metal e de instrumentos. A era da posse, da conquista e do desenvolvimento do Humano.

A Era de Peixes com início há 2000 anos atrás, surgiu com o advento de Cristo e do Cristianismo. Foi uma Era ligada à conexão religiosa. Voltada às tradições, cultos, gurus, divindades, templos, igrejas, como também ao misticismo e espiritualidade e ao desenvolvimento do Ser.

Agora, na Era de Aquário, com a entrada de Saturno e Júpiter em Aquário em 21 de dezembro de 2020, simbolizando a atual transição das Eras, temos um período de integração entre o Ser e o Humano.

Potenciais para 2021

A Era de Aquário e o Ano de 2021 nos solicitam desenvolvermos a transcendência e a inovação como propósito essencial. Portanto, a possibilidade de despertar a expansão criativa e transformadora, a visão ampla e resiliente, a conexão intuitiva e espiritual e uma tremenda evolução das tecnologias científicas.

Tecnologias estas, cada vez mais avançadas, mas que precisam, fundamentalmente, de mãos humanas sábias para controlá-las como também práticas constantes de desapegos e “des-identificações” de crenças, dogmas, tradições, matéria, posses, status e poder.

Leia também “O que você realmente quer em 2021”?

“Espiritualizar a matéria e materializar o Espírito…”

O que aprendemos em 2020 e o que podemos desenvolver em 2021?Astrologicamente, o ano começa com a entrada do Sol no signo de Áries em 21 de março de 2021, mas já estamos sentindo a vibração destes aspectos em nossas vidas.

O ano de 2021 será regido por Vênus, planeta ligado às escolhas voltadas ao bem-estar, harmonia e prazer. Porém, outros aspectos, como Urano em Touro, sugerem a libertação, renovação e criatividade como fundamentos básicos.

O elemento “Ar” será o preponderante nos planetas e aspectos regentes. Ano que precisaremos aprender a respirar conscientemente, focar e priorizar o que realmente é fundamental e sagrado. A ampliação da razão e intelecto será predominante. Para isso, o desenvolvimento da clareza mental/emocional é primordial. A comunicação consciente, as relações mais profundas e conexões verdadeiras serão pontos-chaves.

A inspiração de abertura ao novo, de ideias criativas, de experimentações e, ao mesmo tempo, a percepção e respeito pelo “outro”, das diferenças de valores e propósitos e do que pode ser integrado e unificado no coletivo, serão fundamentais para que o ano seja benéfico a todos.

Palavras-chave: Discernimento, Integração, Escolhas

Trazer mais consciência ao propósito, através do discernimento, integração e sapiência da escolha, com o intuito de integrar o caminho de equilíbrio entre as seguintes polaridades:

  • Razão x Emoção
  • Ciência x Espiritualidade
  • Mente x Corpo
  • Inteligência artificial x Inteligência emocional
  • Individualismo x Coletivo
  • Ser x Humano

Sombras de 2021

  • Clima forte de mudanças, incertezas e instabilidade;
  • Medo do novo e do desconhecido;
  • Escapismos, prazeres descartáveis, superficialidade e banalidades;
  • Enquanto a espécie humana se achar proprietária do planeta terra, manipulando, controlando, destruindo, vamos percebendo que isso simboliza a destruição de nossa própria espécie;
  • A competição, a ganância, o poder, a arrogância e, consequentemente, a violência, julgamento, preconceito, racismo imperando, tendem (caso não elevemos a consciência) a ocasionar um processo lento e contínuo de autodestruição da espécie humana. Um exemplo claro é a vinda do Covid-19 no ano passado.

Perguntas chaves para 2021

Indivíduo-Eu

  • Quais são minhas prioridades essenciais?
  • Estou sendo realmente verdadeiro comigo?
  • Existe uma coerência entre o pensar, falar, sentir e agir?

Coletivo- casal, família, cidade, pais, sociedade, humanos

  • Quem somos nós?
  • Estamos somando realmente?
  • O que queremos em conjunto?

Sugestões para o ano

  • Autoconhecimento (terapias, leituras, workshops, retiros, cursos);
  • Auto-observação (qualidade de atenção consigo: corpo, mente e emoções);
  • Práticas meditativas/espirituais (gratidão, aquietar, respiração, retiros, meditação, etc);
  • Práticas para saúde física (esportes, alimentação saudável, sono, natureza);
  • Práticas artísticas e culturais (música, fotografia, pintura, dança, escrita, desenho, apresentações, eventos, etc);
  • Práticas intelectuais (busca por conhecimentos, pesquisas, estudos, eventos online).

“A sua felicidade depende da qualidade de suas escolhas…”

Autor desconhecido

Há 22 anos, Maurício Bastos atua como terapeuta. Desenvolveu seu método particular de atendimento individual chamado “Terapia do Ser”, cujo propósito é o desenvolvimento da compreensão e aceitação real da verdadeira identidade. Este trabalho tem seu fundamento na Yoga, Psicologia Budista e Antroposofia. É também criador e coordenador do Espaço Integração há 18 anos, na Granja Viana.

www.mauriciobastos.art.br

www.espacointegracao.com.br

“Um brinde a tudo o que passou e a tudo que ainda está por vir!

Bem-vindo 2021!”

Leave a Reply

Your email address will not be published.

catorze − 13 =

pt Portuguese
X