Especial: “Pílulas de Conhecimento 1’’. A pandemia e o covid

Especial: “Pílulas de Conhecimento 1’’. A pandemia e o covid

Especial: “Pílulas de Conhecimento 1’’. A pandemia e o covid

A edição especial: “Pílulas de Conhecimento”, aborda um dos assuntos mais vividos e falados no de 2020 e 21: a pandemia e o covid. 

De forma leve e bem-humorada, vamos abordar os principais trechos dos artigos produzidos por Maurício Bastos no ano de 2020, relacionados a este tema.  

A ideia é fazer refletir alguns aspectos primordiais que trouxeram ‘gatilhos’ para várias questões que já estavam incutidas na mente humana. A partir disso, desenvolver, cada vez mais, o autoconhecimento e resiliência para saber lidar com os desconfortos da vida e que temos a tendência de repetir, caso não o enfrentemos amorosamente. 

Aproveitando esse final de ano, vamos refletir sobre tudo que aconteceu nestes quase 2 anos de pandemia, buscar despertar para um novo olhar, novas possibilidades e novos aprendizados. 

A Quietude e o momento único em que vivemosA quietude e o momento único em que vivemos

Devido à pandemia do coronavírus, de uma hora para outra, nos vimos em uma situação nunca antes vivida: o estado de alerta e atenção detalhadas às questões primordiais da vida: saúde, relacionamentos, tempo, existência e propósitos. 

Neste momento único, não somos forçados a ir para a guerra como nossos avôs e bisavôs, mas sim a aquietar e desacelerar o nosso dia a dia e perceber realmente o ‘como vivemos nossas vidas’. Sem dúvida uma oportunidade incrível para ‘ficar em casa’. 

Aproveite este momento especial de pausa e isolamento para refletir sobre estes temas e ‘ressignificar’ a sua existência e propósitos. 

“A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens e, sim, em ter novos olhos.”
Marcel Proust 

Continue Lendo: https://espacointegracao.com.br/a-quietude-e-o-momento-unico-em-que-vivemos/

O TEMPO E O TEMPLOO Tempo e o Templo

Neste momento tão único e diferenciado da existência, um dos mantras que mais ouvi nos últimos quinze anos, parou de ser cantado: Estou na correria…Estou na correria…Estou na correria… 

Ao despertarmos a Consciência deste Templo que habitamos – Corpo Físico – e deste templo que compartilhamos a existência- Mãe Terra – podemos compreender qual o ritmo do tempo que podemos viver e como melhorar a relação com o ele. 

O elemento Ar e a sua ‘falta ao respirar’ está intimamente ligado aos relacionamentos pois nos relacionamos pelo Ar. É o elemento da comunicação e da troca, o elemento do foco e da atenção, do discernimento e da clareza mental.  

Aquietar a mente e despertar para o Templo é excelente remédio natural para o homem moderno, e que não se vende nas farmácias. Esse poderoso antídoto está dentro de nós e está disponível o tempo todo. Voltar para o Sopro é voltar à para a sagrada vida” 

“O Sagrado Sopro!” 

Continue Lendo: https://espacointegracao.com.br/uma-nova-realidade-um-novo-mundo-esta-se-formando/

Uma nova realidade. Um novo mundo está se formando?Uma nova realidade. Um novo mundo está se formando?

Teremos que aprender a mudar o mundo sim, mas com um ‘novo olhar’, pela percepção do ‘planeta’ que começa dentro de nós. A mudança do mundo sempre começa em nós. 

O afastamento social significa momentos que temos com nós mesmos, é um convite para olharmos com atenção ao ‘para que estamos aqui?’. 

É preciso parar de ir somente na direção da razão e projeções futuras e encontrar o caminho do sentir e viver o presente.  

“As coisas só têm sentido quando são sentidas.” 

É primordial trazer a consciência da verdade, e a verdade precisa ser sentida e vivenciada: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Trazer o observador com a atenção de dentro para fora, ou seja, o que vivo dentro, repercute fora. 

Devemos despertar para um olhar mais amoroso e compassivo na relação própria (auto investigação e compaixão), além de praticar o ‘autocuidado e a autoexpressão’ (qual a voz interna que você escuta diariamente?), e assim também, poder despertar nas relações interpessoais. 

Continue Lendo: https://espacointegracao.com.br/uma-nova-realidade-um-novo-mundo-esta-se-formando/

Isolamento social: pode ser comparado ao sentimento de lutoIsolamento social: pode ser comparado ao sentimento de luto

Quando ocorre a percepção clara de que tudo foi rompido (que não vai ser mais como era antes), assim como a morte, que será impossível voltar ao passado como estava, isso gera a sensação de uma enorme impotência, tristeza e falta de controle sobre a vida. 

Porém, ‘tudo a que se resiste, persiste…’ em nossas vidas e com esta reatividade não acessamos a vida em sua totalidade, deixamos de viver nossas potências, propósitos e sonhos primordiais. 

“A morte faz parte do viver, as mudanças fazem parte da vida, a impermanência é a vida em Si.”  

Os ‘altos e baixos’ da jornada da vida simbolizam que realmente estamos vivendo e nos permitindo viver. 

A meditação, as terapias, os cursos, os estudos, as atividades artísticas e o convívio social neste momento de pandemia, mesmo que virtual, são também de extrema importância para o enfrentamento deste processo de uma forma amorosa, acolhedora e paciente. 

“O isolamento pode ser muito tóxico.” 

Continue Lendo: https://espacointegracao.com.br/isolamento-social-pode-ser-comparado-ao-sentimento-de-luto/

A tristeza em tempos de pandemiaA tristeza em tempos de pandemia

O isolamento social, ocorrido por conta da pandemia do coronavírus, causou diversas preocupações, consequências psicológicas e estresse em grande parte da população. 

“Muitas emoções e crenças que estavam ocultas vieram à tona…” 

Muitas máscaras, ilusões, apegos, crenças estão caindo em função de todo o ocorrido, portanto, a qualidade da atenção amorosa e compaixão é fundamental. 

  • A crise vai passar em algum momento (impermanência), mas o que vamos levar disso tudo não será passado em branco. 
  • Portanto, tente encarar as situações de forma positiva, como um aprendizado para toda a vida.  
  • Tente ver de que forma você poderá sair da quarentena mais fortalecido(a) do que quando entrou.  
  • Aprenda a ser resiliente com as adversidades, este momento está sendo a melhor escola da vida para todos nós!

Continue Lendo:https://espacointegracao.com.br/a-tristeza-em-tempos-de-pandemia/

Meditação online em tempos de pandemiaMeditação online em tempos de pandemia

Mesmo em meio à rotina agitada do dia a dia do trabalho remoto, profissionais de diversas áreas estão reservando um tempo em suas agendas para se conectarem e, juntos, aquietarem a mente e desenvolver um momento de tranquilidade.  

E, embora a prática estivesse se tornando cada vez mais comum em tempos pré-pandêmicos, de forma presencial, houve um aumento enorme na procura por essas reuniões online depois da imposição do isolamento social. 

“As pessoas têm buscado mais por meditação, ioga, tai chi chuan e outras práticas online que aquietem a mente agitada e que possam desenvolver a sabedoria da insegurança.” 

 

“Benefício especial para a melhoria da relação consigo mesmo
e com os outros.” 

Segundo Maurício Bastos, a Meditação e a Respiração Consciente são atividades fundamentais para este momento desafiador da vida. Ao ser praticada com frequência, torna-se um poderoso instrumento para melhorar as relações interpessoais, despertar o ‘observador’, dissolver ilusões e aprender a lidar com a impermanência e a finitude das situações e da vida no geral. 

Continue Lendo:https://espacointegracao.com.br/meditacao-online-em-tempos-de-pandemia/

“SPA MOMENT” e as terapias do bem-estar“SPA Moment”. Dê um “Vale Presente” para seu ente querido ou receba de você mesmo!

Final de ano chegando e todos precisando revitalizar e dissolver o stress e, assim, surge o ‘SPA Moments’: novas terapias, tratamentos diferenciados de saúde e bem-estar, além das possibilidades de ‘vales-presentes’ estão na pauta deste fim de ano. 

“Seguimos no fluxo da vida buscando integrar as polaridades e caminhando com consciência, nos permitindo viver a verdade de quem somos e realizando nossos maiores propósitos!” 

Adquira o seu Vale Presente aqui:

Continue Lendo: https://espacointegracao.com.br/spa-moment-e-as-terapias-do-bem-estar/

Leave a Reply

Your email address will not be published.

onze + 10 =

pt Portuguese
X