Emergência Espiritual

Emergência Espiritual

Emergência Espiritual

Despertando para esta existência… 

Chega um período na vida que, após tantos outros momentos desafiadores, parece que algo está muito esquisito e sem sentido em nossa trajetória. Acontece uma intensa e recorrente crise que varia entre angústia, ansiedade e tristeza. 

Você já não se sente mais “presente” em alguns relacionamentos, afazeres e em algumas ações…E é fato, que neste longo período de pandemia e isolamento social em que vivemos, estas sensações se acentuam demasiadamente.

Surge um intenso chamado para a mudança, largar a antiga vida, as velhas relações e hábitos. Existe uma vontade intensa de liberdade e autonomia e, assim, poder transmutar e libertar o “velho” e permitir a chegada do “novo”. 

Mas o que é este “novo” dentro de mim? Serei eu capaz de acessar estes “novo” e fazer estas mudanças essenciais? 

Este momento específico se chama “Emergência Espiritual”, que é a necessidade de um profundo despertar para quem tu realmente és, além do corpo, mente e emoções. Esta emergência catalisa o processo do despertar espiritual. 

“De forma bem simplista e objetiva, podemos explicar o despertar espiritual como a evolução de um indivíduo para um modo de ser mais consciente, maduro e em conexão com os propósitos essenciais do viver.” 

Este despertar cria maior liberdade de escolhas (livre-arbítrio) e a possibilidade real de se sentir autor, pertencente e conectado à esta existência sagrada, através de relações mais transparentes e autênticas, com base na presença amorosa e compassiva. 

O Despertar Espiritual, nada mais é do que o ato do “relembrar” o que somos, essencialmente, e “como” estamos no aqui e agora. Este “relembrar” acontece de várias formas, entre elas, através das relações humanas, estudos profundos, meditações, terapias para o autoconhecimento, vivências e retiros intensivos, etc. 

O Despertar é proveniente de uma profunda necessidade de um maior sentido ao dia a dia e ao caminho a seguir. 

“Despertar para quem tu és, 
requer o desapego de quem imaginavas Ser.”
Alan Watts 

Religião x Espiritualidade

Muito importante aqui, explorar a distinção entre estes dois termos que muitas vezes se misturam e confundem as pessoas. 

religião é uma instituição que tem autoridade, hierarquia, política, dogmas, crenças e proibições bem definidas. Na religião, predomina a “voz exterior”, cuja autoridade é um interlocutor entre o mundo espiritual e o mundo humano. Esta autoridade traduz e interpreta as mensagens e ensinamentos dos grandes seres de luz que habitaram a Terra. 

Já a espiritualidade não tem hierarquia, política, dogmas e crenças, ela é espontânea, livre e criativa. Predomina a voz interior e não depende de interlocutor para acessar o “grande mistério”. Parte da premissa de que o “mergulho” é interno e que a “divindade” começa dentro de nós. Demanda autonomia, autoconhecimento e presença.

Definição de Espiritualidade

  • A palavra vem de “Spiritus”, no latim que significa “sopro” ou “respiração”. 
  • Assim, quanto mais você estiver presente em seu sopro, mais você estará próximo de sua espiritualidade.  
  • As tradições místicas orientais falam que Deus está no sopro.  
  • Você quer encontrar Deus? Procure em seu sopro! 

E formou, o Senhor Deus, o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
Gênesis 2:7 

Quanto mais próximo e íntimo for de seu Ser, mais espiritualizado você é! 

A qualidade da sua presença no dia a dia, refletirá a percepção de quão espiritual você é! 

A Noite Escura da Alma

É um termo místico, vindo de um poema da tradição católica em que narra a jornada da alma, do nascimento e da existência vivida, passando pelas trajetórias das seduções da matéria, até o retorno ao mundo espiritual. 

Este termo simboliza uma fase da vida desconfortante e dolorosa, em que passam a maioria das pessoas que buscam o despertar e se defrontam com seu ego e suas sombras mais profundas.  

A “Noite Escura da Alma” normalmente é o ponto crucial que antecede o processo do Despertar Espiritual.  

A ânsia por segurança, controle, poder, status e a busca por satisfações momentâneas faz com o que o indivíduo se desconecte de sua realidade interior.  

Veja também Vicio em satisfação gera insatisfação .

Causas da Emergência Espiritual

Emergência EspiritualExistem outras situações que podem gerar um forte desgaste emocional e levar o indivíduo a ter esse tipo de experiência. O começo de uma emergência espiritual pode ocorrer depois de um intenso desgaste emocional, por exemplo, a perda de um filho ou de outro parente, o final de um relacionamento amoroso, um divórcio, uma doença repentina ou até mesmo um acidente grave.   

Do mesmo modo, uma série de fracassos na vida produtiva, seja uma demissão de trabalho ou a perda financeira, pode preceder o início de uma crise evolutiva. A crescente sensação de vazio, de insatisfação pessoal ou de carência têm sido também grandes desencadeadores dessas experiências. 

Veja também Medo do vazio .

A mudança repentina ou gradual do indivíduo para uma transformação profunda, pode vir também desencadeada pelo processo de autoconhecimento através da leitura, estudos, meditações, palestras, terapias, vivências, retiros, etc.

A Emergência Espiritual também é muito conhecida em rituais xamânicos. No entanto, os estados incomuns de consciência – que o processo de emergência espiritual provoca – vêm sendo tratado, em algumas áreas da saúde, como distorções patológicas de atividade mental (esquizofrenia e afins), portanto, é preciso muita cautela e conhecimento ao falarmos sobre esse delicado assunto.   

Sinais de Emergência Espiritual

  • Somatizações no corpo físico  
  • Crises emocionais constantes 
  • Mente hiperativa e focada no negativo 
  • Dificuldade em dormir e relaxar 
  • Experiências de tremores, calafrios e somatizações no corpo 
  • Ações destrutivas na vida diária  
  • Dificuldade em produzir, criar e prosperar 
  • As experiências internas interrompem ou atrapalham a vida diária 
  • Resistências a mudanças  
  • Necessidade de estar sempre no controle  
  • Experiências dinâmicas e de difícil integração  

O Despertar Espiritual na prática – transcendência

Emergência EspiritualO Despertar Espiritual é o grande momento de encontro com a sua Verdade Essencial. O encontro com sua essência e seus valores, propósitos e ações que condizem com seu Ser. 

Ele sucede a fase da emergência, quando esta é trabalhada conscientemente. Pode ser considerado também como breves momentos ou fases da vida iluminados, através da percepção, insights, intuições e consciência ampliada. 

Já as tradições religiosas orientais, podem considerar o despertar como momentos arquetípicos do indivíduo: 

  • Hinduísmo: o caracteriza como o Samadhi
  • Budismo: o vê como o Nirvana;  
  • Cristianismo: como o estado da Graça. 

Veja também O estado da Graça .

Porém, vale destacar que a espiritualidade se baseia em experiências diretas com aspectos e dimensões não comuns da realidade (transcendentes) e não requer um lugar especial ou uma pessoa oficialmente apontada para mediar o contato com o Divino. 

Sinais de que você pode estar passando pelo Despertar Espiritual

  • Qualidade de presença e percepção ampliada 
  • Simplicidade e conexão com o propósito 
  • Coerência e verdade entre o pensar, falar, sentir e agir 
  • Vontade de estar em silêncio e solitude 
  • Autorresponsabilidade e protagonismo na vida 
  • Produtividade, criatividade, sensibilidade 
  • Mudança de alimentação espontânea 
  • Aceitação das situações como estão 
  • Conexão com relacionamentos saudáveis e prósperos 
  • Conexão profunda com o mundo interior e subjetivo 
  • Conexão com a natureza  
  • Êxtase de energia   
  • Consciência ampliada da impermanência e insegurança da vida 
  • Acesso a intuições, insights, sincronicidades e sonhos lúcidos 
  • Fé e confiança na vida como ela é e como flui 
  • Autoconfiança, autocompaixão, amor-próprio 

A Humanidade está em um momento único de Emergência Espiritual e a ampliação da Consciência, através do Despertar Espiritual, é fundamental para uma vida mais plena, conectada, abundante e com realizações em todos os âmbitos. 

Perguntinha: Qual a relação que você tem com sua realidade interior?

“A única diferença entre um Buda e uma pessoa comum é que um percebe isso, ao passo que o outro não consegue.” 

Hui Neng 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

2 + vinte =

pt Portuguese
X