Neste momento tão único e diferenciado da existência, um dos mantras que mais ouvi nos últimos quinze anos, parou de ser cantado:
“Estou na correria…Estou na correria…Estou na correria…”
Agora começamos a ouvir:
“Está tudo parado…Está tudo parado…Está tudo parado…. “meu Deus!!”
Momento especial de refletirmos sobre o sagrado tempo
A pergunta essencial para o momento:
O que é o tempo?? e qual a relação que temos com o tempo?
Na mitologia Grega, temos duas representações do Tempo: Cronos e Kairós.
Cronos é o Deus do tempo, da pressão, dos resultados. O tempo de Cronos é limitador, cobrador, quantificado e escravizador. O tempo de Cronos nos chama para a responsabilidade e estrutura de vida. Cronos quantifica e organiza.
Kairós já é o tempo que não tem hora marcada, que não temos controle, que somos surpreendidos, que entramos em estado de flow. O tempo de Kairós nos convida a aproveitar a vida com mais leveza e desfrute do momento presente. Kairós qualifica, significa momento certo e oportuno.
Compreendo que tanto Cronos como Kairós são muito importantes em nossas vidas, mas como podemos integrá-los conscientemente sem ficarmos somente em um modelo?
Minha sugestão é que possamos caminhar para Temenos que significa Templo.
Ao despertarmos a Consciência deste Templo que habitamos – Corpo Físico e deste templo que compartilhamos a existência- Mãe Terra, podemos compreender qual o ritmo do tempo que podemos viver.
No templo, reverenciamos o Sagrado, o Valor, a Essência, reverenciamos a Vida-Existência, reverenciamos a Alegria de Viver e viver é respirar, é trazer a percepção do sagrado Sopro.
No templo habita o Amor e a Paz (paz-ciência).
Quanto mais consciência na relação com o Templo (Corpo – Terra),
melhor será a qualidade na relação com o Tempo (relógio)
Este momento do planeta é uma grande oportunidade de voltarmos para a consciência de uma aldeia global. De reverenciarmos este Templo que vivemos – a Mãe Terra, através da relação com o Templo que habitamos – (corpo/mente) e com que qualidade vivemos nossas 24h (tempo).
Momento de despertar a humildação. A palavra humildade vem de húmus – Terra.
Voltar para a “terra” e se reconectar com aquilo que nos é sagrado e essencial. De abdicar da arrogância e de um falso poder e controle que achamos que temos.
Uma grande possibilidade de despertar o aprendiz interior a respeito de tantos ensinamentos que a vida nos traz e que este ínfimo e frágil vírus está fazendo com nossa humanidade.
Será que realmente o inimigo principal é o Coronavírus??
Este vírus Corona nos mata justamente nesta região dos pulmões (alegria/tristeza segundo Medicina Chinesa). Este vírus gera a insuficiência de Ar, acumulando líquidos nos alvéolos. O templo adoece.
O elemento Ar e a sua falta está intimamente ligado aos relacionamentos pois nos relacionamos pelo Ar. É o elemento da comunicação e da troca, o elemento do foco e da atenção, do discernimento e da clareza mental. O Sagrado Sopro!
Como andam estes aspectos em nossas vidas?
Como estão os relacionamentos? como está o relacionamento íntimo com você?
Você já deve ter ouvido falar que “é no silêncio (templo) que a natureza produz suas maravilhas”: a flor que se abre, o sol que surge, a borboleta que deixa o casulo, a fruta que amadurece, o bebê que abre seus olhos, as milhões de estrelas que brilham…”
A natureza não tem pressa, ela tem seu tempo e ciclos.
Lembremos que o silêncio não é meramente a ausência de ruídos externos mas, sim, a des-identificação com a enxurrada de ruídos internos (pensamentos, sensações, emoções).
São nos momentos de ‘aquietar a mente e despertar o observador’ que encontramos as respostas que tanto nos afligem e conseguimos nos fortalecer para superá-la.
Aquietar a mente e despertar para o Templo é excelente remédio natural para o homem moderno que não se vende nas farmácias. Esse poderoso antídoto está dentro de nós e está disponível o tempo todo
Ritualizar os momentos sagrados de seu dia a dia, ajuda muito no desenvolvimento da quietude e estado de presença.
Sugestões de prática:
Meditação na Ação
Ao acordar, Desperte!
Ao respirar, Sopre!
Ao tomar banho, Lave!
Ao comer, Nutra!
Ao falar, Expresse!
Ao ouvir, Escute!
Ao pensar, Observe
Ao sentir, Ame!E ao Viver, Agradeça…
Leave a Reply