A Terapia do Ser e o caminho da Verdade

A Terapia do Ser e o caminho da Verdade

A Terapia do Ser e o caminho da Verdade

Você já é…o que sua existência quer que você seja!

Fica em casa! 

Neste momento específico que a espécie humana está tão perdida, sofrida e desconectada de valores e propósitos essenciais, o processo terapêutico tem uma fundamental importância para a evolução da consciência e da humanidade em geral. 

A Terapia do Ser e o caminho da Verdade

Voltar para “ficar em casa” é uma grande possibilidade de conectar com o Ser que te habita, através do autoconhecimento e da auto-observação. 

Conectar-se com o Ser é entrar em contato com nossa verdadeira identidade, é desapegar do falso e ilusório, despertar as capacidades inerentes e se apropriar de nossas potências internas.  

Nas escrituras sagradas do Yoga, desenvolvidas por Patânjali, em suas prescrições éticas, temos a palavra Sathya  que significa verdadeSathya é abster-se das mentiras e ilusões do pensar, falar, sentir e agir. 

A verdade precisa ser experienciada, vivenciada e não conceituada, por isso, cada indivíduo terá impressões diferenciadas sobre a verdade, pois somos únicos e as percepções também. 

A raiz de Sathya é Sat – que significa Serou seja, para cada pessoa no mundo, existe uma verdade diferenciada, pois existe um Ser único e diferenciado. 

 “Caminhar através da verdade é o passo decisivo para a conexão com o Ser.”  

Ser Humano: nascemos “Ser” (deu-se à luz) e nos tornamos “Humanos” no decorrer. 

Mas, na maioria das vezes, na vivência automatizada do Humano, esquecemos do Ser. 

“Sua grande tarefa é Ser, não ser isto ou aquilo.
Só pura e simplesmente Ser….”  

Sri Ramana Maharshi 

O que é a Terapia do Ser?

Realizada através de sessões individuais durante 12 encontros, a proposta deste projeto é ampliar a percepção do Ser e desenvolver caminhos hábeis do viver. Tem o intuito de trazer a atenção consciente ao universo amplo dos relacionamentos, consigo e com os outros (intimidade). O propósito fundamental desta proposta é a evolução da compreensão e aceitação real da verdadeira identidade (o Ser). 

A Terapia do Ser consiste em um conjunto de abordagens terapêuticas, desenvolvidas durante 22 anos de atividades com base na Psicologia Positiva e na Psicologia Budista, associada à abordagem Antroposófica e à Yoga. O desenvolvimento da qualidade de presença através da auto-observação, autoaceitação, respiração consciente, meditação, percepção corporal e afins, são caminhos fundamentais para acessar o Ser.    

Abordagem

A Terapia do Ser e o caminho da VerdadeAs primeiras sessões têm o propósito de trazer clareza aos pontos desafiadores na vida:  crenças limitantes, hábitos nocivos, relações tóxicas, padrões repetitivos de postura e comportamento, etc. É também desenvolvido um caminho biográfico e a construção de uma narrativa sobre este processo da história e de memórias do passado que ainda não foram integradas e que impedem o fluir do momento presente. 

O mapa de nascimento (mapa astral) também é estudado para trazermos consciência ao processo desta existência. E o foco, a partir disto, se direciona totalmente ao momento presente, qualidade de atenção e vivacidade no dia a dia. A intenção fundamental é a revisão dos propósitos essenciais de vida, desenvolvimento de sonhos e projetos pragmáticos em conjunto com o comprometimento diário neste sentido. 

Algumas sessões se desenvolvem totalmente pela conexão cinestésica, através do corpo físico. São despertados os órgãos do sentido e as conexões mais profundas com o Ser: meditações dirigidas, pranayamasrebirthing, posturas de yoga, massagem bioenergética, liberação miofascial, massagem relaxante, toques sutis, reiki, relaxamento em piscina aquecida, integração aquática, etc. 

A integração concomitante entre os 4 corpos fundamentais desperta o processo de evolução e cura, passando da conexão espiritual, ao emocional, mental, até chegar ao corpo físico. 

Práticas para o dia a dia, leituras focadas, filmes e documentários com temáticas específicas são também propostos semanalmente para o desenvolvimento do Ser.  

O timing, ritmo, práticas e vivências vão sendo desenvolvidas durante os processos das sessões. Cada sessão é única e diferenciada. 

Saiba mais sobre a Terapia do Ser.

Por que fazer terapia?

A busca da verdade!

A verdade é a base essencial para uma jornada de autorrealização e para a intimidade com o Ser.  

Cada vez mais presentes em um mundo acelerado, cheio de ilusões… com diversas “cobranças” e acontecimentos ao longo do dia, muitas pessoas sentem-se esgotadas, tristes, frustradas, ansiosas ou, até mesmo, depressivas.  

O cuidado com a saúde mental/emocional deve ser considerado uma prioridade na nossa vida, assim como damos atenção quando estamos doentes e vamos em busca de tratamento para a cura de um problema físico. 

Ser Humano e o processo evolutivo

Por incrível que pareça, buscar por ajuda terapêutica ainda pode ser algo temido por muitas pessoas. Ainda resiste uma crença de que terapia só serve para pessoas muito problemáticas. Outra resistência comum, sendo mais uma crença limitante, diz que caso você entre em terapia (com a verdade), sua vida pode mudar muito: relacionamentos, trabalho, propósito, etc. E muitas vezes, a acomodação é muito maior que a vontade de mudar. O tal do “conforto no desconforto.” (mantemos as ilusões) 

É importante também lembrar que o vínculo terapêutico de confiança com o profissional deve existir profundamente e isso poderá determinar o grau de sucesso do tratamento. Além disso, a autoaceitação e disponibilidade à vulnerabilidade são chaves de transformações fundamentais para o sucesso do tratamento. 

Benefícios

O processo terapêutico, possibilita o desenvolvimento humano (o despertar) e permite ao indivíduo ter uma relação mais saudável consigo mesmo, uma melhor compreensão sobre o sentido da vida (aquilo que te faz sentir propósitos), sobre os relacionamentos e acontecimentos ao seu redor. 

Saiba mais sobre Despertar – o caminho para sair do sofrimento

A Terapia do Ser promove o autoconhecimento e desperta a integração do indivíduo, entre corpo, mente, emoções e espiritualidade. É durante os processos terapêuticos que o paciente olha para si mesmo com mais profundidade e começa a compreender os motivos que o levaram à determinadas escolhas, pensamentos e atitudes em relação às áreas específicas de sua vida. A autorresponsabilidade é desenvolvida. 

A Terapia do Ser tem o propósito primordial do desenvolvimento da autocompaixão e da autoaceitação. A partir disso, com a confiança interna presente, surge um campo de infinitas possibilidades para o desenvolvimento de uma realidade que condiz com os propósitos essenciais do mesmo. 

“Você já é… o que sua existência quer que você seja. Então relaxe!”
Osho 

Experimente….. 

Saiba Mais sobre a Terapia do Ser aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

três × três =

pt Portuguese
X